O acesso à informação científica. A bússola dos navegantes

Autora: Mª Amor Pérez-Rodríguez – Tradução:  Jenny De la Rosa

A elaboração de um artigo científico, paper, se baseia em três pilares fundamentais: ler, pesquisar e difundir. O sucesso da escrita científica reside em determinar o que ler, quando, quanto e onde; determinar de forma objetiva o problema de pesquisa, a solução e a originalidade de nossa contribuição; e finalmente, difundir a relevância e originalidade de nosso trabalho.

Para que isto aconteça é fundamental o acesso à informação. Porém, hoje em dia pode ser muito complicado, pela grande quantidade disponível e porque os princípios de busca para a coleta de dados sofreram mudanças.

Quanto à hiper-informação, que pode devir em infoxicação ou desinformação, a chave  é ter uma bússola. Isto é, uma ideia clara do que pretendemos coletar e onde fazê-lo. A respeito dos fundamentos de busca, a facilidade de acesso a Internet não é uma carta branca e não é informação válida tudo o que está na Rede.

Leia no blog  ESCOLA DE AUTORES da Revista Comunicar este texto completo, que inclui as dicas para não nos perdermos procurando informação.

Clique no link a seguir.

https://escoladeautores.wordpress.com/2016/05/23/o-acesso-a-informacao-cientifica-a-bussola-dos-navegantes/

Escola de autores

Deixe um comentário