A Escola de Autores da Comunicar: dicas para publicar em revistas científicas

Autor: Ignacio-Aguaded – Tradução:Lilian-Rocha-Ribeiro

goconqrNos últimos anos assistimos a uma autêntica revolução em todos os campos. O surgimento da Internet transformou radicalmente muitas áreas de nossas vidas, incluindo sistemas de acesso e processamento de informação.  Até pouco mais de uma década, os investigadores em ciências sociais tinham um canal privilegiado de informação: o livro, um instrumento que, com mudanças mais ou menos significativas manteve-se como um veículo da ciência por cinco séculos.

Hoje as revistas científicas têm se apropriado de forma monolítica da informação científica relevante, original e computável curricularmente. Embora os livros continuem existindo e esperamos que que perdure por séculos, -seu papel foi reduzido ao testemunhal na divulgação científica e mesmo no informativo. Esta revolução nos canais de comunicação científica que começou nas décadas de setenta e oitenta em Ciências Químicas e de Saúde- e tem se estendido gradualmente para praticamente todas as ciências sociais e até Humanidades, embora haja certas áreas que resistem veementemente a este novo modelo que inevitavelmente chegou para triunfar, especialmente por sua adaptabilidade a novas formas de comunicação que a Internet tem estabelecido como modelo dominante. Globalidade sem fronteiras (quebra de espaços), a instantaneidade da informação (ruptura do tempo) … a criação de uma comunidade mundial que interage constantemente compartilhando arquivos de todos os tipos (visuais, escritos, audiovisuais, multimídia …), bem como bancos de grandes bases de dados (big data), que permitem acesso e processamento de volumes de informação instantaneamente, em qualquer lugar, até então inimagináveis.

O artigo científico se adaptou perfeitamente (e, consequentemente, as revistas, embora  a um ritmo mais lento) à era da Internet: sua brevidade e concisão, seus metadados internos e externos (títulos, descritores, resumos, referências), sua padronização e especialmente a sua capacidade para navegar na rede de forma flexível e universal o consagraram como canal privilegiado.

convite

Quer saber mais? Leia o texto completo no link a seguir.

ESCOLA DE AUTORES – Revista Comunicar

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s